Variedades,
60 MINS

BSC#366 – Distopias, futuros possíveis não promissores

dezembro 05, 2019

É fácil perceber que o mundo não anda bem, é quase consenso que as coisas pioram, o meio ambiente grita, o aquecimento global frita, o sistema econômico aumenta as desigualdades, super população mundial, tensões regionais, governantes inescrupulosos, controle social, espionagem e vigilância constante, o futuro não parece promissor.

Muita coisa boa pode vir também, órgãos humanos sintéticos, edição genética, inteligência artificial, robôs, mas isso será para todos?! Os avanços serão sentidos ou pertencerão as elites, uma casta dominadora com ideais vis?

Visitando filmes o Bobos Sem Corte podcast passará pelas ideias nocivas de futuro que resguarda a humanidade, não um futuro tão longe, coisas que de certa forma já ocorrem, desde o mais banal totalitarismo passando por conceitos complexos de domínio do homem pela máquina, do domínio homem-homem, dos monopólios corporativistas a até mesmo a hipótese de um apocalipse religioso. Quais são os tipos de distopias que poderemos encontrar?

O que os filmes nos ensinam? Se o futuro for uma merda, que ao menos tenha um pouco de hiperviolência a la Robocop para a gente extravasar. Mad Max, 3%, Laranja Mecânica, Exterminador do Futuro, muito se preconiza do futuro da humanidade, a vida futura será de resignação ou resistência?! Um programa para aqueles que não estão tão animados com o amanhã, mas que querem estar preparados e também leves de tanto rir com o mestre Heitor Haruo Okimura.

Scroll to top